By Fernando Neves de Almeida
Text & Tile Image (if Text)

A Boyden refletiu em contexto de artigo - “Women in Leadership” – os pontos necessários à melhoria da posição de uma organização na cada vez maior competição pela seleção e retenção do melhor talento feminino.

Se os clientes contarem com várias mulheres nas equipas de gestão, uma composição diversa na sua organização será bem vista. Para além disso, recrutar mulheres é vital para estar próximo da base de clientes, uma vez que é normal que as mulheres sejam uma percentagem relevante do mercado endereçado. Ter isto em atenção garante que o foco em candidatas é uma prioridade no processo de seleção.

Promover candidaturas de mulheres requer mais ênfase na gestão da estratégia, missão, valores e cultura como componentes vitais da oportunidade de emprego.  Uma mulher é mais atraída por uma cultura que enfatize os resultados e promova a construção de equipas multidisciplinares.

Para as empresas beneficiarem de todo o talento feminino terão de valorizar formas de liderança não convencionais e mudar a cultura da empresa para alinhar comportamentos, sistemas e processos com a igualdade de género que reflita o atual desenvolvimento das sociedades.

Há muitas empresas com programas para promover e reter mulheres nas direções e cargos de liderança. A mudança cultural é a chave para um maior equilíbrio de género e diversidade no local de trabalho e estes programas podem significar melhorias para as empresas a médio e longo prazo.

É neste propósito que as empresas de executive search desempenham um papel fundamental para os seus clientes e parceiros.

Encontrar talento escondido, onde se posicionam muitas vezes as mulheres, é o principal atributo da uma empresa de executive search com experiência. O desafio é escolher a candidata ideal para o cargo mesmo que esta não pareça interessada. Procurar nos locais menos evidentes, uma vez que o background das mulheres é diferente do dos homens, o que implica uma mente aberta. Procurar talento dentro das próprias empresas, algo que o executive search também pode ajudar a fazer. Conseguir levar mulheres para cargos de alta direção é o resultado de uma estratégia de longo prazo e aqui a relação com a empresa de executive search é uma grande vantagem.

A questão da participação feminina na força laboral é central no contexto atual e as sociedades do futuro serão, em parte, definidas pela forma como as mulheres se posicionarão no mercado de trabalho e em cargos de liderança.

More Blog Posts by Fernando Neves de Almeida

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.  Learn more