Boyden Executive Search

By Fernando Neves de Almeida
Text & Tile Image (if Text)

Estamos em plena era da Informação. A tomada de decisão baseada em Data não é apenas efeito de tendências, prometendo desenhar o futuro no modo como a gestão de negócio e a procura de talento se encontram formatadas, como atuam e como lidam com um contexto competitivo que valoriza organizações mais dinâmicas.

Ignorar esta transformação central ao modo como pensamos a pesquisa de talento e o desenvolvimento de profissionais surge como um erro de cálculo, face à inevitabilidade de uma realidade que já se encontra presente. É às organizações que se posicionarem a montante deste momento inicial de mudança que se abrem as mais evidentes oportunidades de diferenciação.

Parece inegável que a inovação tecnológica e a análise de dados se posicionam como uma vantagem crítica, para os líderes de Recursos Humanos empenhados em potenciar o desempenho nas suas organizações. A adoção de novas ferramentas tecnológicas surge como condição para reduzir os recursos e o tempo associados a processos de recrutamento e potenciar a sua eficácia. Mas, uma intervenção neste âmbito exige uma compreensão clara da natureza da informação e a perceção de que os dados não constituem, em si, qualquer tipo de solução, sendo, isso sim, um dos fatores numa estratégia de carácter global e estruturante rumo a um propósito previamente definido.

A informação – enquanto parte de processos de Data Analytics e Business Intelligence - constitui uma contribuição crucial para uma tomada de decisão mais completa e acertada em contexto organizacional. Cabe a esta tipologia de profissionais saber como transformar esses dados numa narrativa convincente e com valor estratégico. Uma narrativa enquadra e explica os dados em vez de meramente os expor ou exibir, confere contexto aos números e explora tendências e condicionalismos para dar sentido a uma visão global da organização e da sua atuação num todo complexo.

A Tecnologia afetou todos os aspetos do domínio da pesquisa, com técnicas que são hoje mais sofisticadas, fazendo uso de um conjunto de processos sustentados em instrumentos de análise associados a estudos de caso, à avaliação de perfis e a entrevistas avaliadas por especialistas, elementos complementares numa metodologia holística.

O desafio consiste, hoje, em conseguir integrar a mais-valia trazida pela Tecnologia, na sua posição única para extrair, agregar e simplificar um conjunto sempre crescente e heterogéneo de dados e métricas, a par do ainda necessário componente humano na avaliação a realizar. Tal obriga a conhecer indicadores e dados quantitativos, concretos e mensuráveis, e a transformá-los numa linguagem que torne possível a sua compreensão, a introduza na realidade da organização e dê pistas para a sua utilização posterior. Porque o verdadeiro valor dos dados não são os números, mas a potencialidade de ação encerrada nos mesmos.

More Blog Posts by Fernando Neves de Almeida

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.  Learn more