Boyden Executive Search

A aquisição de talento no sector da Saúde e Life Sciences está em mutação. O mais recente “Executive Monitor” da Boyden - numa análise pormenorizada do contexto atual e da contratação de executivos no sector - aponta para esta tendência, resultante da inovação no que se refere aos tratamentos disponibilizados e da transformação na estratégia de negócio, juntamente com um foco crescente no marketing orientado para o consumidor.  

Numa perspetiva global, o sector de Healthcare & Life Sciences enfrenta desafios acrescidos, que ameaçam dar origem a rupturas na gestão, tecnologia e regulamentação. Embora o nível de qualidade e o acesso aos cuidados de saúde permaneçam desiguais entre geografias diversas, existem hoje mais oportunidades do que nunca para proporcionar um melhor serviço aos pacientes, ao mesmo tempo se promete uma rentabilização de recursos e custos.

Muitos países enfrentam uma crescente pressão para diminuir os montantes associados ao sector, em virtude do envelhecimento da população e da crescente necessidade de encontrar respostas para doenças crónicas. Consequentemente, governos, empresas de tecnologia farmacêutica e médica e prestadores de serviços de saúde estão a procurar ir além dos métodos tradicionais de tratamento de pacientes.

O processo de inovação tecnológica e na cadeia logística, especialmente com o aumento da utilização de big data e a avaliação da eficiência hospitalar com base na análise de resultados tem sido, reiteradamente, medido e atestado com sucesso.

Mas para os gestores do sector o cenário continua a ser de desafios financeiros e regulatórios aos quais precisam de responder ao mesmo tempo que estão obrigados a identificar soluções aprimoradas para conseguirem interagir de forma significativa com os seus pacientes e melhorar os níveis de eficácia operacional.  

Tal como acontece em muitos outros sectores, a tecnologia na Saúde e na Medicina que está a ser cada vez mais utilizada e, de forma mais rápida que em qualquer outra época anterior, modifica produtos, serviços e o próprio modo como a indústria opera.

Para citar alguns exemplos, os dispositivos portáteis estão em ascensão e, como tal, a procura aumentou por componentes mais inteligentes e mais complexos. Paralelamente, os avanços na gestão de dados podem facilitar novas opções de diagnóstico e tratamento. Mas o desenvolvimento e aplicação desta tecnologia implicam um aumento dos custos, pelo que é cada vez mais essencial a utilização eficiente dos recursos.  

O modo de organização e funcionamento do sistema está também a ser transformado pelo acesso a informação no sector da Saúde. Aumentos na transparência, melhores resultados para os pacientes e um atendimento acessível e de elevado grau de personalização são apenas algumas das consequências de uma nova realidade da informação. O poder de aceder a, e analisar, um enorme volume de dados afigura-se como uma ferramenta de capacidade extraordinária no momento de melhorar a nossa capacidade de prever e tratar doenças.

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.  Learn more